segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Direitos Humanos

Direitos Humanos é um conjunto de direitos considerados básicos para o ser humano viver com qualidade no lugar em que mora e devem ser garantidos pelos governos . Foram instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, ou seja, há 60 anos e, assim como a Constituição Francesa e Americana, serviu como de base para a constituição de vários países.
Entre esses direitos, encontram-se o de ter saúde, moradia, educação, mas, infelizmente não é respeitado em muitos lugares. No Brasil, apesar das campanhas e projetos voltados para estas questões, ainda tem muito que se fazer.
Nosso país tem os piores indicadores de educação do mundo, ficando atrás de países como Argentina e Chile no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), porém no que diz respeito a saúde muitas coisas melhoraram;; estamos livres da Paralisia Infantil, quase todas as crianças são vacinadas antes de 1 ano de idade, a mortalidade infantil caiu. Mas o que isso tem a ver com os Direitos Humanos? Tudo. Um país para crescer desenvolvendo com qualidade deve antes garantir a seus habitantes condições para que ele possa ajudá-lo,pois uma nação é constituídas de quem o povoa.